Os problemas de dormir de maquiagem nos olhos
A cara lavada - especialmente nas noites de sono - é essencial para a saúde da sua pele. Te convencemos a não dormir de maquiagem nos olhos aqui!
09/02/2022
Você é do time que quando bate a preguiça, não retira a sombra, lápis ou delineador? Cuidado! Acne, bactérias e até o envelhecimento precoce são algumas das questões que podem surgir ao dormir de maquiagem nos olhos. A dermatologista Denise Lage alerta sobre estes, e outros problemas que podem aparecer, e ensina a maneira correta de higienizar a região.
Veja Mais
Direto e reto: os riscos
A curto prazo
Dormir de maquiagem nos olhos pode, além de desequilibrar a saúde cutânea, estar desperdiçando seus produtos de skincare. Denise esclarece: “esse é um dos maiores erros! A curto prazo, pode levar à obstrução dos poros, aumentando a oleosidade, e deixando a pele propensa à formação de cravos, miliuns e, para quem tem tendência à acne, uma piora no quadro”.
A longo prazo
“A longo prazo, a não retirada da maquiagem prejudica a renovação celular, levando ao envelhecimento precoce da região”, explica a médica. Ou seja, a pele fica propensa ao aparecimento de questões mais definitivas, como linhas, rugas, flacidez, mais olheiras e perda do viço, caso a remoção de sujeiras e resíduos tenha sido incompleta.
Seu skincare desperidçado
Quem quer seus amados produtinhos desperdiçados, certo? Por isso, Denise alerta que, caso você durma de make, hidratantes para olhos, tratamentos para olheiras e cuidados anti-idade podem não estar funcionando!
“O último ponto importante é que, ao não remover a maquiagem corretamente, os produtos de skincare – como hidratantes, ácidos e tratamentos – não são absorvidos de maneira correta e deixam de funcionar na pele. Por isso, lembre-se sempre de retirar a maquiagem antes de dormir!”.
Como fazer a higiene de maneira correta?
A pergunta que vale ouro aqui: como limpar os olhos corretamente? Guarde este passo-a-passo da dermatologista para olhos saudáveis e higienizados.
- Utilize produtos específicos: “existem demaquilantes para a área dos olhos, que costumam ter uma textura mais oleosa, e retiram bem makes como rímel e lápis de olho, sem agredir a região”;
- Procure fórmulas para seu tipo de pele: “primeiro passa-se um sabonete líquido específico para sua pele – seja ela oleosa, equilibrada ou seca – e, em seguida, gosto de usar a água micelar”;
- Tonifique: “acho o tônico um passo também legal – no caso da pele oleosa, um tônico mais adstringente, ou da pele seca, um mais hidratante, por exemplo. A limpeza ajuda muito a controlar a oleosidade e a hidratação, com equilíbrio, para uma pele saudável”.