Perfume na praia mancha? Uma especialista responde

Você usa o perfume para ir à praia, e aí surgem manchas vermelhas na pele. O que houve? Conversamos com uma dermatologista para entender!

Compartilhar:

Os perfumes, assim como o limão, aumentam o risco do aparecimento de manchas e até mesmo de queimaduras na pele quando entram em contato com o sol. Por essas e por outras, melhor suspender o uso quando for para a praia ou para a piscina!

Conversamos com a dermatologista, Cláudia Magalhães, para entender um pouco mais sobre e responder todas as suas dúvidas para entender se perfume na praia mancha, e por que evitar eles em caso de exposição solar.

✅ Clique aqui e siga nosso canal no Whatsapp

Perfume na praia mancha a pele?

Manchas vermelhas podem aparecer após a exposição da pele perfumada no sol

Como já te contamos, a dermatite de contato – ou atópica – é uma condição não transmissível, causada por uma irritação, devido à ausência da barreira protetora da pele.

“Os perfumes, quando em contato com a luz, podem causar dermatites de contato, que são ainda mais agravadas pela fotossensibilidade. Ou seja, há a possibilidade do aparecimento de lesões de pele, quando no momento em que ocorre a exposição solar”, explica Cláudia Magalhães.

De olho na composição do perfume

Nos perfumes, existe um mix de substâncias que, juntas e associadas à luz, ao calor e ao suor, geram um potencial alergênico. “As principais são aldeído cinâmico, álcool cinâmico, álcool alfa-amil cinâmico, geraniol, eugenol, isoeugenol,  oak moss absoluto, hidroxicitronelal”, alerta.

Os primeiros sinais que os perfumes podem causar, quando a pele é exposta ao sol, são manchas vermelhas. “Depois vêm as manchas escuras, que são sempre de difícil tratamento”, diz a dermatologista. 

Cuidados depois da exposição

“Suspenda o uso da fragrância completamente, mesmo quando estiver longe do sol, a fim de evitar irritações”, diz Cláudia.

Os cuidados instantâneos são hidratar, acalmar a pele imediatamente e suspender o uso do irritante. Depois, o mais indicado é o acompanhamento com seu médico dermatologista de confiança, que é a pessoa certa para receitar os cuidados, que podem ir de cremes corticóides, a tratamentos complementares, com lasers ou leds.

[blz-newsletter title=”Quer receber nossas ofertas?” categories=”Cabelos,Perfumes,Maquiagem,Skincare,Bem-estar”

- Por Nathalia Marchi