Perguntas e respostas sobre o dermaplaning

Se você ainda se questiona sobre os benefícios do dermaplaning, eles são reais! Tire dúvidas sobre o procedimento que vai transformar sua pele

Compartilhar:

Esfoliação facial, a técnica dermaplaning é mais uma das febres da J-Beauty e promete resultados interessantes, como a uniformização de manchas, melhora na aparência da acne e suavização de linhas. A esteticista Flávia Medeiros traz respostas para as principais dúvidas sobre o protocolo:

Perguntas e respostas sobre o dermaplaning

P: O dermaplaning é feito com lâminas de bisturi?

R: Sim! “Dermaplaning funciona como uma esfoliação superficial, porém se utiliza de uma lâmina de bisturi para fazer essa abrasão”, esclarece Flávia. Apesar de ser uma esfoliação, a técnica não é feita com esfoliantes de micropartículas – aqueles normalmente usados na rotina de skincare! 

P: Como fazer o dermaplaning?

R: A esteticista conta que “a abrasão da lâmina remove as camadas mais superficiais da pele – principalmente no rosto e pescoço. Assim, eliminam-se as células mortas, diminui-se pelos em algumas regiões e há até melhora nas cicatrizes de acne”. Mas, é sempre importante lembrar a importância de consultar um profissional para realizar o procedimento, combinado?

P: O dermaplaning traz benefícios para o skincare?

R: Verdade! A presença de células mortas na superfície dificulta a penetração dos ativos. “Como a técnica remove as células mortas, os ativos são melhor absorvidos pela pele. Uma vez que essas células são removidas, os produtos alcançam mais facilmente seu destino”. 

P: O dermaplaning pode ser feito em peles com cicatrizes de acne?

R: Não só podem, como a técnica traz benefícios para quem deseja uniformizar manchinhas. Flávia explica: “é interessante porque faz uma esfoliação mecânica, fazendo com que as células dessa cicatriz sejam removidas e o aspecto diminua. Além disso, não causa descamação e, por consequência, os efeitos rebote, como melasma”. Apenas cuidado caso você esteja com acne ativa: aguarde a secagem completa e aí converse com seu esteticista de confiança.

P: O dermaplaning tem resultados em rugas e linhas de expressão?

R: “Para peles maduras é super importante!  Por conta do tempo de vida, as peles maduras possuem camadas mais finas. O procedimento consegue controlar o nível de retirada das células mais superficiais, renovando-as sem agredir camadas mais profundas”, conta Flávia. Sua pele mais viçosa e com o glow dos sonhos!

P: O dermaplaning engrossa o pelo?

R: A resposta curta é que isto é mito! Segundo a esteticista,  “os pelos do rosto possuem um comportamento diferente dos outros locais do corpo. Eles naturalmente apresentam uma espessura da raiz mais fina, fazendo com que o pelo não engrosse depois do tratamento”. 

P: Quais são os cuidados pós-dermaplaning?

R: Os cuidados são os mesmos de uma esfoliação normal. Mas a esteticista dá a dica: “o principal é utilizar filtro solar diariamente, repetindo a aplicação pelo menos duas vezes ao dia. As hidratações, pelo menos uma vez por semana, também são indicadas”.

P: De quanto em quanto tempo posso refazer o dermaplaning?

R: “Por se tratar de uma esfoliação mecânica, o ideal é que se espere um novo ciclo de pele, que pode durar de 21 a 28 dias”, esclarece Flávia. “Esse seria o intervalo ideal, com variações para peles finas – em um tempo de 28 dias – e peles mais grossas, em 21 dias”. Neste meio tempo com alguns cuidados básicos, como evitar encostar a mão no rosto e suavizar a pele, com ativos calmantes.

- Por Isabelle Guedes