Pode usar hidratante labial nas olheiras? Respostas aqui
Existe algum benefício ou é apenas uma trend? A expert Mônica Aribi revela o que pode acontecer ao usar hidratante labial nas olheiras
17/05/2024
Algumas receitinhas ou trends milagrosas sempre surgem na internet, mas você já pensou se elas realmente funcionam ou se são de fato benéficas para a pele?
O uso do hidratante labial nas olheiras pode parecer uma solução rápida e eficiente, mas essa prática pode não ser tão boa assim para a saúde da sua pele. Conversamos com a expert e dermatologista, Mônica Aribi, que nos trouxe alguns alertas importantes. Confira:
Veja Mais
Afinal, pode usar hidratante labial nas olheiras?
A resposta é: não!
Sabemos que pode ser tentador para uma solução rápida, principalmente contra o ressecamento da pele nas olheiras, mas existem vários fatores da pele que não permitem esse tipo de prática.
“Apesar de serem áreas sensíveis – olhos e lábios -, uma não tem nada a ver com a outra, a anatomia das duas áreas de pele são diferentes”, diz a dermatologista.
Mônica explica a diferença da pele de cada região e o que pode acontecer ao usar produtos que não são indicados para os olhos.
- Lábio: “O lábio é uma mucosa, ele tem músculo e depois ele tem uma camada mais afilada de derme, mas ele não tem a epiderme e não tem a camada córnea.”
- Área dos olhos: “Já a área dos olhos é composta por epiderme, derme e hipoderme, assim como as outras áreas da pele.”
“Porém, o que acontece? Acontece que a área dos olhos já tem a camada córnea, então, se você passar algo que é para uma mucosa, numa área de pele com camada córnea, provavelmente não vai ter penetração e não vai fazer efeito”, explica Mônica.
Qual a diferença de produtos para olhos e lábios?
Os produtos para os lábios em geral possuem princípios ativos mais oleosos, com uma textura mais “pegajosa”, feito para hidratar uma mucosa.
“Se você passar um produto desse que tem uma viscosidade maior na área dos olhos, provavelmente a camada córnea vai impedir a entrada desses produtos na derme, que seria o benefício para melhorar rugas finas”, diz a expert.
Qual o malefício de usar um produto para lábios na região dos olhos?
Além de não ter nenhum benefício aparente, devido às diferentes camadas da pele. O uso pode acarretar no surgimento de siringoma ou hipertrofia de glândulas sebáceas.
“Alguns componentes que a gente passa no lábio podem causar malefício em pessoas que têm tendência a formar siringoma ou hipertrofia de glândulas sebáceas. Que são aquelas bolinhas que ficam na pálpebra, vai formar muito mais do que se essa pessoa não usasse”, conta.
Quais produtos usar na área dos olhos e olheiras?
Produtos com textura leve como creme, gel-creme e sérum são os mais indicados, eles podem ser ou não oil-free, mas é importante dar preferência aos produtos mais umectantes – por ser uma área com possíveis ressecamentos.
Entre os ativos desses produtos, Mônica indica quais são benéficos para essa região do rosto:
- Cafeína: “A cafeína é um anti-inflamatório e essa área é muito sujeita a edema, por ingestão de álcool, por cigarro ou por ingestão de sal”;
- Nicotinamida: “Que também é outro anti-inflamatório” – auxilia na redução do ressecamento cutâneo e na melhora da textura da pele;
- Ácido Hialurônico Micronizado: por possuir baixo peso molecular, penetra nas camadas mais profundas da epiderme, promendo volume à pele de dentro para fora;
- Vitaminca C: “ela é um antioxidante e também um despigmentante”;
- Resveratrol: com ação anti-inflamatória e efeito calmante na pele.
“Você também pode usar óleo se a pele for muito, muito ressecada. Pode usar um óleo de baixa densidade, que é o óleo de cereja, são esses os principais princípios ativos que eu gosto”, indica a dermatologista.
Opte sempre por marcas e produtos dermocosméticos. “Cosmético é uma coisa, dermocosmético é outra. O dermocosmético é bem conhecido do dermatologista e, em geral, ele tem os princípios ativos numa concentração maior que o cosmético, então você realmente vê uma melhora da pele”, explica Mônica.