Por dentro do ativo: niacinamida

Atenção peles maduras, manchadas e oleosas! A niacinamida veio para mudar sua rotina de skincare e nós podemos te provar. É só abrir aqui!

Compartilhar:

Ela é amada pelas peles oleosas, amiga das peles sensíveis e o terror do estresse oxidativo: sim, a niacinamida é tudo isso mesmo! O dermatologista Amilton Macedo te dá motivos para incluí-la na sua rotina de skincare e explica o porquê de seus benefícios:

Niacinamida: para que serve?

De acordo com o dermatologista, “é uma vitamina solúvel, também conhecida como nicotinamida ou vitamina B3. Ela possui diversos resultados benéficos à pele, dentre eles a ação hidratante, clareadora de manchas, antioxidante, reparadora, calmante, cicatrizante e anti-inflamatória”.

Benefícios para os tipos de pele

  • Oleosa e mista: “nas peles oleosas e mistas, ela aumenta a síntese de proteínas e ceramidas, potencializando a hidratação e a resistência da pele às agressões e, assim consequentemente, diminuindo a produção de sebo na pele, para uma aparência saudável e viçosa. 
  • Madura: “aqui, ela é interessante já que auxilia na produção de ceramidas, ácidos graxos, queratina e na filagrina, melhorando a textura da pele e estimulando a renovação celular”;
  • Seca: “a niacinamida ajuda na retenção de água, promovendo a hidratação da pele. Dessa forma, a vitamina fortalece a barreira cutânea, evitando ressecamento e vermelhidão”.

Niacinamida x pele sensível: pode?

Sim! A niacinamida é indicada para todos os tipos de pele, incluindo as mais sensíveis ou com melasma. “Por ter ação hidratante e anti-inflamatória, o ativo combate a oleosidade enquanto mantém o pH neutro e baixo”, explica Amilton.

Peles com manchas de acne ou melasmas

Atenção peles manchadas ou com melasmas! Te contamos aqui como surgem as manchas, mas não custa reforçar: a hiperpigmentação é causada pela produção fora de controle de melanina, a partir da irritação das células responsáveis por produzi-la, os melanócitos. 

A boa notícia é: é possível suavizar o quadro! “A niacinamida pode ser usada em todos os tipos de pele, mas principalmente nas oleosas, mistas e com melasma. Isso porque sua ação não é sensibilizante, o que faz com que esse ativo aja de forma eficiente e suave no rosto”.

Como combiná-la com outros ativos

A combinação da niacinamida com outros ativos pode e deve ser feita, especialmente com os anti-idade, estimuladores de colágeno, hidratantes, clareadores e antiacne, já que o uso conjunto potencializa ainda mais os benefícios, como explica o dermatologista:

  • Niacinamida x vitamina C: “os produtos a base de vitamina C e niacinamida clareiam a pele e potencializam a síntese de colágeno”; 
  • Niacinamida x gluconolactona: “a dupla com gluconolactona, clareia, hidrata, reforça a função de barreira e proporciona efeito antirrugas e anti-manchas”;
  • Niacinamida x ácidos: as combinações com ácido hialurônico, ácido salicílico, ácido lactobiônico, ácido mandélico, ácido tanexâmico e ácido glicólico, são todas possíveis, mas antes de realizar qualquer combinação, é importante um procurar seu dermatologista”.

Onde encontrar

Deu para entender o quanto é um ativo versátil e prático, certo? Ela pode ser encontrada em diversos produtos, a depender da sua necessidade, e pode ser aplicada nas duas rotinas de skincare, diurna e noturna.

“Por auxiliar no aumento da síntese de ceramidas naturais da pele, a niacinamida está presente em cremes anti-idade, tônicos, hidratantes, sabonetes esfoliantes químicos e até filtros solares”, finaliza contando o médico. Nossas sugestões,como sempre, você encontra aqui embaixo:

- Por Isabelle Guedes