Por que a Gen Z é obcecada por pele glow?

Onipresentes na internet, preocupados com causas e ávidos por skincare: tentamos desvendar de onde vem a obsessão da Gen Z pela pele glow

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A maquiagem e o haircare que abram passagem, porque a Geração Z realmente ama o skincare. E não, não somos nós que estamos falando: são os estudos e o boom que você com certeza viu por aí sobre o assunto. Um relatório da WGSN estima que os gastos, lá em 2018, já giravam em torno de 368 dólares por ano em beleza – e a maior responsável? A pele.

Trends do TikTok, como a “pele de golfinho”, que mistura skincare com maquiagem, e até uma rotina regrada de passos, como a popularização do skin cycling, mostram o que talvez muita gente já soubesse: que a cara de saúde e o viço, a pele glow, é marca registrada da Geração Z.

Por que a Geração Z é obcecada por pele glow?

O embate entre Millennials e Geração Z já rendeu – e segue rendendo – pauta, vídeos e até memes e tem um motivo: eles já são quase 2 bilhões ao redor do globo e o poder de compra deles vem aumentando e aumentando. Nativos do mundo digital, obcecados pela aparência e de olho sempre na sustentabilidade e na diversidade, é natural que o que chega nas prateleiras reflita os hábitos de compra dessa fatia tão importante do mercado, certo?

Outros pontos que talvez expliquem o boom da pele glow, são pandemia, vontade por uma rotina mais prática e até os ares de ritual que a hora do banho ganhou para os mais jovens. De acordo com o relatório de tendências do Pinterest, de 2021, busca por termos como “como ter uma pele brilhante naturalmente”, “skincare caseiro” e “maquiagem natural cotidiana” ganharam uma boa relevância na plataforma. Celebridades que apostam no visual mais naturalzinho, como Hailey Bieber e as diversas variações das glazed donut, também tiveram seus momentos entre as trends.

“É uma tendência que veio do mundo da maquiagem e se desdobrou entre os consumidores que não suportam uma pele muito densa. Quanto mais você usa produtos pesados, mais você sente sua pele sofrendo esses efeitos e se tem o contrário, uma busca pela naturalidade”, conta Ingra Gomes, Analista de Marketing, da L’Oréal Brasil.

Um olhar mais tranquilo para questões da pele e atento para a diversidade, também explicam um pouco do movimento. Se antes espinhas, manchas, poros e até sardas podiam se tornar questões, na Geração Z há um olhar mais normalizado, afinal, pele foi feita para ser celebrada – e mostrada!

É o fim da maquiagem reboco? E da rotina coreana de dez passos?

Não! Mas é possível ver uma mistura dos assuntos: talvez um produto que limpa e demaquila ao mesmo tempo? Um hidratante com proteção solar? E por que não um protetor solar com efeito iluminador e bronzer? As possibilidades são realmente muitas. 

Ingra dá o exemplo do protetor solar UV Glow – que já resenhamos aqui – um filtro que mistura proteção solar, com maquiagem. “A gente sabe que os jovens têm mais dificuldade de usar o protetor solar. É difícil a ida deles ao dermatologista e é difícil a rotina de utilização de proteção solar, já que é um produto que você vê os benefícios a longo prazo. Esse produto, como veio da tendência da maquiagem, você passa ele e a pele fica imediatamente iluminada”. 

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A vontade por uma beleza mais à mostra e natural da Gen Z, também envolve se ver nos produtos que consome. Isso significa procurar fórmulas que atendam às diversidades de tipos, tamanhos e tons de pele. “O UV Glow traz um ponto muito importante sobre diversidade. Até o momento do lançamento dele, Vichy tinha uma gama de cores que não atingia os fototipos mais altos. Como esse é um produto mais leve e glow, a gente consegue falar com uma parcela da população que tem uma pele mais retinta”.

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Avise-me quando chegar

Para além da rotina de beleza minimalista ou decretar o fim da maquiagem reboco, talvez o que a Gen Z e toda a sua relação com a pele natural tenha a ensinar, é abraçar, do seu próprio jeito, o diálogo e o conforto, dentro da própria pele.

- Por Isabelle Guedes