Por que usar tônico facial?

Ele costuma ser subestimado. Muita gente não dá importância nem atenção. Porém, faz sim, toda diferença. Saiba por que deve usá-lo.

Compartilhar:

Disciplina de mestre

Quantos produtos diferentes você usa para alcançar a make perfeita? Certamente são mais de três. Por isso, não vale a desculpa da preguiça na hora de cuidar da pele. Limpar, tonificar e hidratar são passos indispensáveis para um rosto saudável, radiante e lindo. Isso mesmo, tonificar também é essencial. “A função desse segundo passo é remover os resíduos de maquiagem, poluição e secreções naturais. Além disso, também equilibra o pH da pele, acalma e clareia a vermelhidão”, fala a dermatologista Ligia Kogos.

Equilíbrio delicado

Entenda: pH é o índice de acidez da pele. Normalmente, quando em equilíbrio, a pele é levemente mais ácida. No entanto, é possível que alguns sabonetes alcalinos desestabilizem essa característica. A expert explica a consequência: “O resultado é um rosto mais vulnerável, sensibilizado e com possíveis irritações ou dermatites”.

Limpeza profunda

Você pode estar se perguntando se apesar de usar o sabonete ou a loção, como manda a cartilha, é necessário complementar a limpeza com um tônico. A resposta é sim. “Sabonetes são bons para remover gorduras e fazer com que maquiagem e secreções se desprendam da pele com mais facilidade, mas não têm o poder de penetrar profundamente como os tônicos“, fala Ligia.

Aliado anti-age

O tônico pode tornar seu creme antirrugas mais eficiente. “Como ele limpa em profundidade, a pele, desobstruída, livre de qualquer resíduo, absorve melhor os produtos aplicados sobre ela. A própria normalização do pH também auxilia no processo”, diz a dermato.

Com bônus

Em meio a um mundo de tantos multifuncionais, os tônicos também ganharam um upgrade. Hoje, é possível encontrar fórmulas que ainda conseguem hidratar, firmar, retardar o envelhecimento… “Dá para incorporar ativos importantes e eficientes tais como aloe vera, com função calmante; alfa hidróxiácidos, com ação reguladora e refinadora; hidratantes não oleosos como PCa-Na e Hidroviton, capazes de já deixar a pele reconfortada; cicatrizantes como alantoina e pantenol; lubrificantes como glicerina; antioxidantes como a vitamina C, estimulantes de colágeno como os glycans; restauradores de barreira cutânea como as ceramidas, entre outros”, diz Kogos.

Tônico ou adstringente?

Segundo a médica, convencionou-se a chamar de tônicos as loções líquidas mais suaves, com pouco ou nenhum teor alcoólico, destinadas particularmente às peles normais e secas. Os adstringentes são mais fortes, com maior poder de remoção de resíduos e secreções, normalmente com mais álcool na fórmula e com substâncias antioleosidade: ideais para peles oleosas e mistas. Mas em linhas gerais, suas funções são similares.

(infográfico)

Tonifique-se!

Inclua, de uma vez por todas, o tônico na sua rotina de beleza com nossas dicas de produtos:

1) Tônico Calmante Lígia Kogos (https://www.belezanaweb.com.br/ligia-kogos-pele-normalseca-tonico-calmante-200ml/

2) Adstringente Facial Lígia Kogos (https://www.belezanaweb.com.br/ligia-kogos-pele-oleosamista-adstringente-facial-200ml/

3) Tônico Facial Wrinkle Resist Shiseido (https://www.belezanaweb.com.br/shiseido-benefiance-wrinkle-resist-24-tonico-facial-150ml/)

- Por Gui Takahashi