Porque você precisa esfoliar o rosto

O que queremos? Pele perfeita! Quando queremos? Agora! Vem descobrir como a esfoliação pode ajudar você.

Compartilhar:

Na briga por uma pele lisa, uniforme, limpa, radiante, quase instintivamente acreditamos que a esfoliação é a solução. Ou, pelo menos, o primeiro passo rumo ao paraíso da pele de pêssego. E o melhor é que essa intuição feminina está certíssima!

Todo mundo pode

Qualquer pessoa pode se beneficiar da esfoliação, desde que não tenha uma pele muito sensível. Não é indicado esfoliar o rosto mais de duas vezes por semana. Mas, em alguns casos, pode ser necessário mais ou menos.

Se vira nos 30

Depois dos 30 anos, a pele vai ficando mais flácida. Então, é preciso levar a sério a esfoliação, fazendo com a frequência indicada por um dermatologista. O hábito é importante não só pelos benefícios da esfoliação, mas também porque ela ajuda a fazer os cremes rejuvenescedores penetrarem mais.

Hábito multifunção

Não é à toa que a brasileira gosta tanto dela. A esfoliação tem múltiplos benefícios! Ela desobstrui os poros, deixa a pele mais macia e viçosa, elimina as células mortas (porque ajuda a retirar a camada mais superficial da pele, melhora as manchas, previne a foliculite e a acne e permite que os cremes utilizados após tenham uma penetração melhor.

Química X física

Existem alguns produtos que fazem uma esfoliação química, sem grânulos. Outros, com micropartículas, fazem esfoliação física. A esfoliação química utiliza substâncias que agem na camada mais superficial da pele, promovendo a esfoliação. Na esfoliação física, quem cumpre essa função é algo que faz um atrito com as células da camada mais superficial da pele

A física é indicada para pessoas que não podem se expor a qualquer substância química, como as grávidas, ou que já apresentaram alergia ao ativo esfoliante. Mas quem faz uma não precisa da outra, ok? Se é feita uma boa esfoliação química, não é necessário fazer também uma esfoliação física.

Em tempo: as buchas de banho, escovas de limpeza profunda e substâncias químicas esfoliantes são as outras formas de esfoliar a pele. Elas podem ser agressivas, dependendo da forma como são usadas, até mesmo o sabonete com grânulos pode ser agressivo se for usado em excesso.

Pescoço e zona T

O pescoço e colo podem ser esfoliados, mas jamais de forma agressiva.

Já a zona T pode até receber atenção extra, mas com ressalvas. Vale focar a esfoliação na zona T com uma frequência maior que no rosto todo se houver necessidade (quando ela apresentar uma pele mais espessa com mais poros abertos e comedões), mas sempre com cuidado pra não machucar a pele.

- Por Karina Hollo