Power Plate
O verão está batendo em nossa porta! E agora vamos aliar exercícios a creminhos poderosos para acelerar o processo de engostosamento.
02/12/2013
“Comecei a fazer power plate em busca de um novo estímulo para meu corpo, que já andava acostumado com a musculação. Sinceridade? Não botava muito fé. Mas saí da aula pingando e completamente apaixonada. Em três semanas, sinto a pele mais firme e a caminho de um shape mais slim.”, conta Erika. “Outra vantagem: é um treino rápido e bem completo”, diz ela.
Power Plate é uma modalidade de exercício feita em cima de um disco instável que vibra. A musculatura, naturalmente, faz contrações involuntárias para manter-se em equilíbrio e isso torna o treinamento mais intenso. O resultado você vê logo: em dois meses o corpo já fica mais definido. Ainda mais com a ajuda dos produtinhos que indicamos aqui!
A personal trainer e instrutora de pilates, Luciana Melero, do Lavanda Fitness SPA, no Rio de Janeiro, diz que os objetivos são treinar o equilíbrio, a força muscular, a flexibilidade, além de ajudar na perda de peso e no combate à osteoporose.
Os treinos são feitos três vezes por semana, com cerca de 30 minutos cada sessão, sempre acompanhados por um profissional para evitar risco de lesões e problemas posturais. Quem usa marca-passo não pode fazer o power plate, que também é contraindicado para gestantes. E aí, preparada para acompanhar uma sessão com nossa blogueira fitness, passo a passo?
Passo 1
Este agachamento é feito em isometria, (você faz força sem se mexer, apenas contraindo o músculo solicitado por algum tempo). Por isso, cuidado para não relaxar e “sentar”. Suba e desça lentamente durante o agachamento. Esse exercício tonifica braços, pernas e bumbum. São 3 séries de 1 minuto cada.
Passo 2
Já este agachamento é feito com uma das pernas levantadas para trás, mantendo o joelho da frente na linha do tronco, em 90 graus. Segurar na faixa aumenta a instabilidade, intensificando o exercício. Fortalece os músculos e trabalha o equilíbrio. São 2 séries de 1 minuto para cada perna, alternando os lados.
Passo 3
Mantenha o corpo fora do disco. Apoie os pés e levante o bumbum fazendo uma ponte. Desça cuidadosamente sem forçar a coluna. Esse exercício é para fortalecer o bumbum e a parte interna das coxas. São 3 séries de 1 minuto cada.
Passo 4
Agora vamos trabalhar abdômen e bumbum. Com os antebraços apoiados no disco, faça flexões com uma das pernas mais alta do que a outra, que é a base. Distribua o peso do corpo. São 2 séries de 1 minuto, alternando as pernas.
Passo 5
Esse exercício é mais difícil e trabalha a resistência abdominal e a parte externa da coxa. Com um dos braços apoiados no disco, e uma das pernas de base, fique de lado sem apoiar o bumbum no chão. Levante o quadril, sempre mantendo o corpo reto. São 2 séries de 1 minuto para cada lado, sempre alternando.
Passo 6
Apoiando os peitos dos pés na bola, muito comum em aulas de pilates, faça flexões de braços. Esse exercício trabalha peitoral e abdômen. São 2 séries de 1 minuto cada.