Protetor solar para esporte em 10 dicas

Descubra sugestões de protetores solares para esportes e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto, com o médico Marcelo Bellini

Compartilhar:

Procurando o protetor solar para esporte ideal? Aqui te explicamos como eles funcionam, como escolher o melhor para seu tipo de pele, algumas sugestões que não escorrem com o suor.

Quem tira todas as dúvidas sobre filtros solares e proteção solar para esporte, é o dermatologista Marcelo Bellini.

Protetor solar para esporte em 10 dicas

1 – Por que aplicar protetor solar ao praticar esportes?

Proteção diária é fundamental, já que a pele dos lábios, de textura fina e pouco resistente, fica muito exposta e está sujeita a manchas, ao envelhecimento e até aos tumores.

É aconselhável usar batons com filtro solar ou protetores labiais com FPS 15/20 e reaplicar ao longo do dia. Já na praia ou em momentos de suor, devemos aplicar de 2 em 2 horas.

2 – É melhor passar o protetor antes ou depois de suar?

Hoje, a maioria dos protetores age imediatamente, o que torna desnecessária a aplicação 20 minutos antes da exposição. A reaplicação deve ser feita de 2 em 2 horas quando exposto ao sol, sempre que sair da água e de 1 em 1 hora quando há prática de esporte.

3 – Devo aplicar protetor solar para ir à academia?

Nos dias nublados, as nuvens filtram o UVB – raios que ardem – mas deixam passar o UVA, o infravermelho, e o UVC, que não ardem mas causam danos à pele.

Mesmo em casa ou na academia, a luz de lâmpadas frias (fluorescentes) e até a tela do celular, pode manchar. Estudos indicam que 75% da radiação que recebemos em nossa vida é fruto da rotina diária. Os outros 25% são de exposição direta na praia ou na piscina,

4 – O protetor solar atrapalha a absorção de Vitamina D?

A exposição por 10 a 15 minutos diariamente sem proteção solar é suficiente para absorver a Vitamina D.

Portanto, a orientação é tomar o sol da manhã e, sem seguida, fazer aplicação do filtro solar.

5 – Quais os benefícios de um protetor em bastão?

Todos eles são submetidos a testes para assegurar sua capacidade de proteção, que está relacionada com os princípios ativos que contêm e não ao tipo de aplicação.

Como 80% dos brasileiros têm pele mista ou oleosa, foram criadas opões de produtos com outras texturas além da cremosa, como os bastão. Eles podem ser boas opções, de fácil aplicação, maior aderência e resistência ao suor.

6 – Qual a quantidade de protetor solar no rosto?

Em média, 1 colher de sopa rasa para o rosto e 1 xícara de café para o corpo. Um protetor solar com FPS 50 ou 60, se mal aplicado, equivale a um de 30.

Além disso, pessoas com propensão a manchas, tumores ou câncer de pele, necessitam de proteção extra.

7 – Posso passar só maquiagem com proteção solar?

Não! Necessitamos de FPS 20 OU 30 no dia a dia, mas os cosméticos, com algumas exceções, geralmente trazem filtros baixos, como 8 ou 15 – que não é suficiente para proteger contra os raios UVA, associados ao envelhecimento cutâneo e ao câncer de pele. Portanto, o ideal é utilizar o filtro solar pela manhã e, depois, a maquiagem.

8 – O que é UVA e UVB no protetor solar?

A proteção contra a radiação UVB é indicada pelo FPS. Já a proteção contra os raios UVA é descrita nas embalagens da seguinte forma:

Letras: PPD
Cruzes: +,++,+++
Selo Colipa: indica proteção UVA

9 – Os protetores solares são cancerígenos?

Não há comprovação de que filtros solares contenham qualquer substância que induza o desenvolvimento de doenças cancerígenas.

Os filtros solares comumente contêm substâncias conservantes, como os parabenos, que podem ter uma ação hormonal – imitando a ação dos estrógenos, os hormônios femininos. Mas, devemos salientar que os eles estão presentes em muitos cosméticos e até na conservação de alimentos.

10 – Qual o melhor FPS para cada tom de pele?

  • Pele muito clara: necessita de filtro com FPS 60, todos os dias, para que não sofra queimaduras e vermelhidão.
  • Pele média: nos primeiros dias deve usar FPS 45 a FPS 60 e, à medida que a pele for se acostumando, é possível diminuir o fator de proteção – mas nunca menor do que FPS 30
  • Pele negra: deve manter o uso de um protetor solar entre FPS 30 e 20 , todos os dias de exposição. Apesar de não correr riscos de queimadura, esse fotótipo de pele também precisa de proteção.

Rotina de proteção solar para esporte

Alie seu protetor solar para esportes, com maquiagem com FPS e reforce a proteção contra os raios e queimaduras.

- Por Bel Ascenso