Mapa da hidratação: o hidratante para cada parte do corpo

Ressecamento? Com o mapa da hidratação você descobre quais ativos e texturas procurar, para uma pele macia, renovada e protegida.

Compartilhar:

Seja você iniciante ou pro no mundinho do skincare, uma coisa é certa: você já deve ter ouvido o quanto a retenção de água pela pele é importante! Por isso, muito além das áreas com tendência a ressecamento, como cotovelos e joelhos, desenhamos um mapa da hidratação, pra você entender o quanto esse passo pode ser amplo e importante. Vamos identificar os pontos que merecem atenção redobrada e o que melhora em cada parte?

1 Colo

A pele do colo é mais fina e, por possuir menor quantidade de glândulas sebáceas, tende a ficar seca e apresentar as primeiras linhas com mais facilidade. A solução é hidratar sempre, para que ela mantenha a firmeza e a resistência por ainda mais tempo. 

“Produtos com ativos que estimulam a síntese de colágeno, como o estradiol, ou tensores são indicados”, fala a dermatologista Patricia Nakahodo. E um lembrete amigo: proteja sempre a região com um bom FPS 30, no mínimo, sempre – e não só quando for se expor ao sol.

2 Braços

O atrito constante com mangas de blusas e casacos, especialmente em regiões mais frias, pode levar embora a maciez da pele. “Para que os braços se mantenham viçosos, é importante hidratá-los”, alerta a médica. Cremes e loções corporais afastam a aparência escamosa, que pode dar as caras nos casos de ressecamento mais intenso.

Produtos à base de ureia, biohydrata e lactato de amônio ajudam a fixar a água na por mais tempo, além do tão amado toque leve . Patrícia dá outra dica importantíssima: “para não agravar o ressecamento, prefira roupas com tecidos naturais, como algodão, já que sintéticos podem piorar a coceira local que vem da falta de umidade”, conta.

3 Costas

No mapa da hidratação, essa não é uma região que normalmente sofre com desidratação. Mas, se você é do time que gosta de banhos quentes e relaxantes, alertamos: eles podem ser vilões para a sensação de repuxamento. Explicamos: a água, em temperaturas mais altas, remove a oleosidade e a barreira protetora natural da pele, dificultando a retenção da umidade. “Mas o que a ducha retira, conseguimos repor com hidratantes”, aponta a expert. Oba!

Preparado para anotar as opções de hidratantes para as costas? “Atualmente, há uma variedade de veículos com o toque mais seco e sedoso, como os géis-creme, especialmente indicados para peles mistas a oleosas. Apesar de mais leves, hidratam tanto quanto os produtos espessos ou oleosos, dependendo dos ativos adicionados à fórmula”, aponta Patrícia.

4 Pernas

No mapa da hidratação, as pernas também são uma área de cuidados quando o assunto é o ressecamento – quem nunca sofreu com o atrito das coxas? “Muita gente desenvolve uma dermatite específica nessa região, chamada xerotica”, conta a dermatologista. Sua causa principal é a pele muito seca. “Para evitá-la, uma boa dica é passar o hidratante ainda dentro do banheiro, aproveitando o vapor d’água pós-banho para completar o efeito da hidratação”. Assim, a umidade fica presa à epiderme, a camada superficial.

Já nos braços – especialmente em casos específicos, como o da queratose pilar – vale a pena procurar por cremes com ureia e lactatos, para garantir o equilíbrio hídrico e a maciez da cútis.

5 Joelhos e cotovelos

Por sofrerem com atrito, desgaste causado pelos movimentos e pela pouca quantidade de glândulas sebáceas – responsáveis por produzirem o óleo natural – os cotovelos e joelhos são outras partes do corpo campeãs do ressecamento.

Geralmente, ficam esbranquiçados por conta da morte das células na superfície. “Indico óleos e cremes encorpados e amanteigados, que hidratam por oclusão”, fala a dermatologista. Isso significa que são fórmulas capazes de reduzir a evaporação, impedindo a perda de água. Queremos!

- Por Isabelle Guedes