Quais os ácidos recomendados para pele negra?

Um médico dermatologista como incluir - com segurança - os ácidos na rotina de skincare da pele negra

Compartilhar:

Alguns ácidos podem entrar nos cuidados da pele negra – para necessidades como acne, oleosidade, manchas e até hidratação. No entanto, ao incluir ácidos na sua rotina de pele negra, é sempre importante conversar com o dermatologista.

Entenda quais ácidos oferecem segurança para a pele retinta e para que serve cada um deles.

Ácidos e pele negra: como usar de maneira segura

Manchas estão mais suscetíveis a aparecer na pele negra, justamente pela maior concentração de melanina. Com propriedades uniformizadoras, alguns ácidos são indicados no tratamento de hiperpigmentações.

“Não existe nenhum tipo de ácido específico para utilizar em manchas na pele negra. Assim, é possível usar todos os produtos indicados para outras condições de pele com características dermatológicas no intuito de amenizá-las”, explica o médico Amilton Macedo.

No entanto, a cautela e a indicação do seu dermatologista são sempre recomendadas. “A única orientação é que o ativo não seja tão agressivo à pele, pois um produto com formulação mais forte pode irritá-la, aumentando as chances de manchá-la e causar diferentes uniformidades”, explica.

Ácidos recomendados para pele negra

É importante ressaltar que os ácidos funcionam para necessidades específicas, como oleosidade, hidratação, esfoliação, acne e manchas – eles não tem o intuito de mudar o tom natural da pele ou diminuir a melanina.

O dermatologista complementa: “vale ressaltar que, para o tratamento de qualquer tipo de mancha é recomendado o acompanhamento de um especialista, pois os ácidos utilizados de maneira errônea podem causar um efeito contrário do desejado”. 

Ácido glicólico

Ácido glicólico, que  pode ser um grande aliado no combate da oleosidade excessiva da pele, pois ajuda na hidratação profunda e no equilíbrio da pele, auxiliando também na diminuição da acne.

Ácido mandélico

Ácido mandélico ajuda no clareamento de manchas escuras, principalmente as que são causadas pela acne. Esse  ácido é recomendado na esfoliação química e funciona em toda a rotina de skincare que a pessoa esteja realizando

Ácido lático

Já o ácido lático auxilia na prevenção de acnes e a tratar as acnes já aparentes, sendo considerado um dos ativos mais suaves e indicado principalmente para peles sensíveis, ajudando na hidratação, mandando o equilíbrio saudável da pele e evitando a oleosidade.

Ácido tranexâmico

Além do ácido tranexâmico, que tem como um dos seus principais benefícios a melhora de manchas hormonais, solares e inflamatórias, além da prevenção e diminuição da hiperpigmentação da pele.

Rotina de skincare para pele negra

Na rotina de skincare para pele negra, vale adotar o básico – em termos gerais – e cuidados específicos, adotados em conjunto com o seu médico, após avaliar as necessidades da sua pele.

  • Limpeza pela manhã e pela noite
  • Hidratação para uma pele viçosa
  • Tratamentos para necessidades específicas
  • Proteção solar todos os dias pela manhã

 

Skincare com ácido seguro para pele negra

- Por Isabelle Guedes