Perguntas e respostas: qual o melhor protetor solar?

A dermatologista Apolônia Sales resolve de uma vez por todas, todas as suas dúvidas sobre o assunto mais quente do verão: os protetores solares!

Compartilhar:

Quando chega essa época do ano, batem  as dúvidas inevitáveis sobre o acessório definitivo do verão: o protetor solar! Devo investir em um FPS mais alto? Estou errando na hora de aplicar o protetor solar? Me queimei: e agora? Por isso chamamos a expert e dermatologista, Apolônia Sales, que vai tirar essas e outras dúvidas, de uma vez por todas!

P: Como conservar o meu protetor solar?

R: O melhor caminho aqui, é manter o produto na geladeira ou levá-lo para a rua, em uma bolsinha de gelo. Assim, os ativos permanecem intactos na embalagem e não correm o risco de superaquecer.

P: Como evitar tantas camadas na pele com hidratante, FPS e make?

R: “Opte por um hidratante de qualidade, com alto fator de proteção. Ou ainda um BB cream, capaz de hidratar, matificar, esconder as imperfeições e proteger dos raios UVA e UVB”, conta a dermatologista.

P: Protetores em spray e bastão parecem não proteger tanto. É verdade?

R: A questão é a falta de uniformidade na hora da aplicação. Mas, pela praticidade, ainda assim eles podem ser o protetor solar ideal para você. “Os filtros em spray ou bastão, devem ser aplicados em casa, com toda calma, certificando-se que todas as áreas do corpo estão protegidas, inclusive joelhos, cotovelos e a parte de trás do pescoço.”

P: O protetor solar de dentro para fora funciona?

R: As pílulas de proteção solar não agem diminuindo a quantidade de raios UV que atingem a pele como os protetores solares que estamos acostumados a usar. “Elas diminuem os efeitos nocivos dos raios solares, têm ação antioxidante. Auxiliam o protetor tópico, apesar de não substituí-lo.”

P: Passo o dia no escritório. Precisa usar protetor solar?

R: “A luz artificial tem que ser forte e a pele sensível para se tornar um problema. Mas qualquer ida à rua deve ser precedida pela aplicação de um protetor com pelo menos FPS 30.” Caso você ainda sofra com melasma ou tendência ao aparecimento de manchas, aí, os protetores solares faciais com FPS alto, e, de preferência, com cor, por exemplo, são essenciais.

- Por Karina Hollo