Quando e como usar queratina no cabelo
Saber como usar queratina no cabelo é essencial para evitar ressecamento e danos aos fios. Confira já as dicas do expert Eron Araújo!
24/02/2021
A queratina no cabelo pode ser um bálsamo, como também uma grande vilã. Isso, porque, se usada na quantidade errada, ela pode deixar os cabelos rígidos e ressecados. Mas quando usada da maneira correta, oferece força e maciez aos fios.
E para você entender como usar a queratina no cabelo, conversamos com o hair stylist e expert, Eron Araújo, que revelou algumas dicas. Confira!
Veja Mais
O que é queratina?
Ela nada mais é do que uma proteína encontrada no corpo, principalmente nas unhas e cabelos, e extremamente o importante para o crescimento saudável dos fios. Com o uso de ferramentas térmicas como secador e chapinha e outros procedimentos químicos, ela é perdida ao longo do tempo e precisa ser reposta através de tratamentos. “Ela é necessária pois é quem fortalece os fios, ajuda no seu crescimento e vitalidade. Em forma de peptídeo, ela atua de forma rápida, e age como mensageiras para promover ações em vários alvos nos fios”, explica Eron.
Como e quando usar queratina no cabelo?
Os cabelos dão sinais quando precisam de reposição de queratina. Eles ficam sem brilho, fragilizados e porosos. Mas tratamentos com queratina líquida só devem ser feitos em salões de beleza, uma vez ao mês. O que você pode fazer em casa é apostar em máscaras e leave-ins com queratina na composição.
Cuidado com o excesso
A queratina não pode ser usada em excesso e nem em pouca quantidade. Existe uma quantidade certa para os cabelos se manterem saudáveis. Se o cabelo tiver mais queratina do que precisa, ficará rígido, sem maciez e quebradiço.