Quantas vezes esfoliar o rosto por semana?

Cuidado: a exfoliação excessiva é um dos erros mais comuns na rotina de skincare

Compartilhar:

A brasileira ama limpar a pele. Talvez porque a gente viva com o rosto meio melado (afinal, maior parte do Brasil é quente e úmido em todas as estações), talvez porque vivamos em grandes cidades cheias de poluentes. Fato é que esfoliar a pele é um dos nossos passos preferidos da rotina de skincare. Mas será que o exagero pode sair pela culatra?

O que acontece se você esfoliar demais?

Sua pele fica irritada e o ressecamento piora. Por isso, trate de maneirar no peso da mão e escolha esfoliantes suaves. Só assim vai garantir pele renovada e luminosa. “Convencer as pessoas de que estão esfoliando demais é um dos meus grandes desafios”, diz a dermatologista Patricia Nakahodo. “E ela é a causa mais comum de acne.”

Três é demais

Com que frequência você deve esfoliar seu rosto? Bem, o máximo absoluto que você deve esfoliar é três vezes por semana. “Esfolie demais e você provavelmente criará pequenas rachaduras na barreira da pele que levam a uma perda maior de hidratação e inflamação”, diz Patricia. “Você acha que está combatendo um problema, mas na verdade está piorando.”

Seja doce com sua pele

O açúcar é um esfoliante mais suave. Por isso, se tiver apenas alguns pontos secos no rosto – em torno da boca e do queixo – procure produtos suaves que dissolvem as células mortas da pele sem irritação.

Use uma escova de limpeza

Uma escova de limpeza sônica ajuda a higienizar sem agredir e facilita na hora de soltar a pele morta, caso a sua esteja descamando. Outra alternativa é limpar com um produto à base de ácido salicílico. “Esse ativo é excelente na remoção da oleosidade excessiva que entope os poros e não traumatiza a pele como um esfoliante físico”, diz Patricia.

Experimente os ácidos

Um esfoliante com alfahidroxiácidos pode remover células mortas da pele e ajudar a estimular a produção de colágeno para suavizar as linhas finas. Procure por ácido glicólico, láctico, cítrico, málico ou tartárico na lista de ingredientes. Ainda assim, mesmo no inverno, os alfahidroxiácidos podem deixar sua pele sensível à luz do sol, por isso, definitivamente, use protetor solar.

- Por Karina Hollo