Recupere seu couro cabeludo sensibilizado pelo verão
A raiz do seu cabelo precisa de um resgate do sal, do cloro e das temperaturas? Entenda como cuidar do couro cabeludo sensibilizado após o verão!
03/02/2022
Se você é do time que no verão não perde a praia e a piscina, com muito sol, atenção: seu couro cabeludo pode ficar sensibilizado! A dermatologista Luciana Passoni esclarece como proteger e evitar os principais danos. Não perca!
Veja Mais
Os vilões do verão
Sol
Talvez o maior ponto de atenção, quando o assunto é saúde do couro cabeludo sensibilizado no calor. “O couro cabeludo fica muito mais exposto no verão, podendo sofrer queimaduras solares. Mulheres e homens devem tomar todos os cuidados aqui, especialmente ao fazer esportes no sol, já que o resultado do seu excesso é o início de um processo inflamatório, podendo piorar casos de queda”, alerta Luciana.
Água com cloro
A água da piscina pode enfraquecer ainda mais a fibra capilar. Especialmente cabelos loiros e descoloridos devem ter cuidado aqui: “o uso do leave-ins com proteção solar, além de reduzir os danos do sol, cria uma capa protetora em volta do fio, evitando – por exemplo – que o loiro fique esverdeado”, completa.
Atenção aos danos
Queda
Como já te contamos, vários fatores contribuem para a queda de cabelo. Mas, especialmente o calor, juntamente com resíduos de piscina e mar, podem contribuir para o aumento de caspa, ressecamento e quebra de fios.
A dermatologista esclarece: “o que muitas pessoas observam, é o aumento da queda de cabelo durante o verão, já que o couro cabeludo passa mais tempo úmido pela transpiração. A água contribui para aumentar ou desenvolver a caspa e a seborréia, podendo contribuir ainda mais para a queda de cabelo”.
Queimaduras
“É muito comum depois de um dia de intensa exposição solar, sentir uma leve ardência, incômodo e até vermelhidão no couro cabeludo. Isso acontece porque é uma região com menos presença de cabelo, estando suscetível a queimaduras, assim como no restante da pele”, conta a médica.
Caspa
Couro cabeludo saudável, é um couro cabeludo limpo. Não lavar o cabelo regularmente – no mínimo dia sim, dia não – pode refletir diretamente no aumento da oleosidade e, consequentemente, na piora de quadros de dermatite e caspa.
Luciana conta como a água do mar pode evitar a formação de caspa. “O couro cabeludo pode se beneficiar da água rica em sais, já que ela atua na remoção da oleosidade excessiva, como um shampoo natural”.
3 cuidados simples para manter seu couro cabeludo saudável pós-praia, piscina e sol
Quer manter a raiz intacta e saudável durante todo o verão? Pegue o bloquinho para anotar as dicas da Dra. Luciana:
- Cuide da repartição do cabelo: “uma maneira de amenizar a propensão, é mudar a divisão do cabelo e diminuir o tempo de exposição de da cabeça”;
- Fique fria: “na lavagem dos fios, utilize sempre água fria ou morna. A água quente pode descamar o couro cabeludo, sensibilizar e aumentar ainda mais a oleosidade”;
- Massagem suave: “não esfregue a região com as unhas, já que elas podem provocar feridas e até estimular o aparecimento da caspa”.