Shampoo e condicionador naturais
Acha que eles não funcionam como os tradicionais? Vem saber se eles foram feitos para você.
04/09/2015
Gentileza gera gentileza
Seu cabelo anda pesado, sem movimento, ressecado? A solução para os seus problemas pode ser uma linha de produtos sem sulfatos, parabenos e silicones. A espuma dos shampoos tradicionais, feita de detergentes (o tal sulfato), junto com a sujeira, leva embora óleos essenciais importantes para a saúde dos fios. E, às vezes até deixa seu cabelo mais fraco e quebradiço porque leva embora também a queratina. Principalmente se você tem fios finos, frágeis, cacheados, com luzes ou progressiva.
Para quem é indicado?
“O shampoo sem sulfato é indicado para todos os tipos de cabelo, em especial para os que precisam de desintoxicação por estarem ressecados, pesados por acúmulo de química ou de resíduos de produtos sem enxágue”, explica Julio Crepaldi. Fios cacheados ou ondulados, loiros, descoloridos, com mechas ou luzes, ou coloração e couro cabeludo sensível também se beneficiam muito desse tipo de produto. “Isso porque ele é perfeito para quem busca uma limpeza mais suave e menos sensibilizante do sistema couro cabeludo + cabelo”, completa a cosmetóloga Sonia Corazza.
Qual sua principal vantagem?
“Limpeza sem agressão e emoliência na medida necessária para quem acredita que o mínimo é o máximo”, fala Julio. E tem mais! Esse tipo de shampoo, sem sulfato, pode até turbinar o efeito da sua máscara reconstrutora! “Ele não possui ingredientes potencialmente irritantes e nocivos, como é o caso dos silicones, que acabam impedindo a atividade de ingredientes restauradores, como os aminoácidos e vitaminas”, diz Sonia.
Como aderir?
“O ideal é usar o shampoo sem sulfato por um período de aproximadamente dois meses para fazer um comparativo com os anteriores e, depois disso, alternar, se necessário”, aconselha Julio. Já Sonia acredita que é uma questão de prioridade. “Se você busca maior suavidade, menos agressividade, deve optar por fórmulas sulfate-free, silicone-free, paraben-free. Se deseja performance anti-frizz, precisa de uma legião de silicones para formar um guarda chuva anti-umidade sobre os fios. Aí, é decidir o que é mais importante naquele momento e optar!”
E os condicionadores sem silicones e parabenos?
Deixar os fios brilhantes não é fácil, e os silicones fazem esse papel. Mas, ao se depositarem, dia após dia, na fibra capilar, podem deixar o visual pesado e até oleoso! “A inexistência de ingredientes como silicones e derivados petroquímicos certamente minimizará a sensibilidade do couro cabeludo e evitará o acúmulo de resíduos. Isso é bom para que tem couro cabeludo sensível”, explica Sonia. Ou até fios finos e sem volume. Mas pode não servir para quem busca ultra condicionamento e ação anti-frizz.
O que é co-wash?
Outra tendência que está bombando lá fora é o co-wash (abreviação de “lavagem com condicionador”, em inglês), um condicionador que limpa e hidrata. Sim, você não vai mais precisar de shampoo! De novo, é indicado pra todos os tipos de cabelo, principalmente para fios secos ou com química.