Shampoo para couro cabeludo sensível: saiba qual usar
Problemas com sensibilidade? A expert Marcela Buchaim mostra aqui como o shampoo para couro cabeludo sensível pode amenizar o quadro e ensina como usá-lo
02/08/2021
O couro cabeludo é formado por células vivas, então, tudo o que o agride de alguma forma pode causar reações inflamatórias. Conversamos com a expert e tricologista Marcela Buchaim, e aqui ela explica a importância do uso do shampoo para couro cabeludo sensível para tratar esses casos.
Veja Mais
O que é o couro cabeludo sensível?
De acordo com a tricologista, a sensibilidade no couro cabeludo surge quando a película que protege a região, o manto hidrolipídico, sofre alguma agressão física, química ou térmica.
A exposição solar, banhos muito quentes e o uso do secador de cabelo em alta temperatura e muito próximo à cabeça são alguns fatores que colaboram para um quadro de sensibilidade, o que pode causar vermelhidão, descamação da região e, em casos mais graves, queda de capilar.
“Outros pontos são o uso de produtos químicos que têm uma diferença de pH muito alta em relação ao pH do couro cabeludo, e o aumento da oleosidade, ele causa uma reação inflamatória e você pode ter uma dermatite”, explica a expert.
Qual shampoo usar?
Para Marcela, em casos de sensibilidade no couro cabeludo é fundamental usar shampoos específicos. Geralmente, eles são mais suaves e têm ativos que acalmam a pele.
“São indicados shampoos livres de sulfatos e parabenos e com extratos calmantes. Já os shampoos antirresíduos e de limpeza profunda devem ser evitados”, ela ensina.
Como usar o shampoo para couro cabeludo sensível
A tricologista orienta aplicar uma quantidade pequena de shampoo no couro cabeludo. Cuidado: o excesso de resíduos pode provocar um efeito rebote.
“Aplique o shampoo primeiro nas mãos, friccione uma na outra e depois aplique no couro cabeludo. Não esfregue tanto a cabeça, isso pode piorar a irritação”, explica.
Já em relação à frequência das lavagens, a expert diz que não há muito segredo, o ideal é lavar a cabeça de acordo com a sua necessidade.
“Se for um cabelo oleoso é necessário lavar todos os dias, porque isso melhora a oxigenação e repara delicadamente o manto hidrolipídico. Nos casos de couro cabeludo seco, a frequência é no mínimo três vezes na semana”, orienta.
Drible a sensibilidade
A regra básica para evitar a sensibilidade no couro cabeludo é eliminar práticas e hábitos que podem agredi-lo, como banhos muito quentes, mau uso do secador de cabelo, procedimentos químicos e exposição solar sem proteção.