Suor estraga o cabelo? Como preservar a saúde dos fios
Você sabia que o suor pode prejudicar os fios? A expert Marcela Buchaim explica porque isso acontece e dá dicas de como amenizar esses efeitos
03/01/2024
Além de deixar os fios com um aspecto oleoso e pesado, sim, o suor estraga o cabelo. Por isso, você deve tomar alguns cuidados ao transpirar excessivamente, como durante o treino ou enquanto curte um dia de sol na praia. Conversamos com a expert farmacêutica e bioquímica, Marcela Buchaim, e ela dá algumas dicas de como prevenir que os fios sejam danificados pelo suor. Confira!
Veja Mais
Suor estraga o cabelo? Como preservar a saúde dos fios
Por que o suor estraga o cabelo?
De acordo com a expert, o suor é composto por cloreto de sódio, o que desidrata os fios, e ainda pode prejudicar o couro cabeludo.
“Ele pode mudar o pH do couro cabeludo e a sua microbiota, o que a longo prazo causa seborreia, já que a umidade colabora para a proliferação de fungos”, explica.
Diante disso, a médica recomenda que os fios sejam lavados toda vez que houver suor excessivo.
Prenda o cabelo
Uma alternativa para driblar esses efeitos do suor no cabelo é prender os fios durante os momentos de transpiração, mas a espert deixa um alerta sobre esses penteados:
“Prender o cabelo evita o seu contato com o suor do corpo, mas não é indicado prender muito forte, pois os fios podem ficar sensibilizados”, afirma.
Nossa dica: experimente fazer um coque baixo ou tranças.
Finalizadores são aliados
Sabe aquele óleo capilar ou leave-in que você tem na prateleira? Ele é o seu aliado contra os danos causados no cabelo pelo suor. Basta aplicar uma pequena quantidade no comprimento e nas pontas e eles evitarão que a água da fibra capilar evapore.
“Os finalizadores capilares geralmente possuem um silicone que não obstrui e não pesa a fibra capilar, pelo contrário, ele vai proteger os fios”, diz Marcela.