Suplementos para queda capilar: quando tomar?
Uma especialista capilar comenta em quais casos os suplementos para queda capilar podem entrar na rotina de fortalecimento dos fios
19/10/2023
A queda dos fios pode ter muitos motivos: pós-parto, genética, falta de vitaminas específicas ou até situações de estresse, e os suplementos para queda capilar podem vir como um S.O.S – sempre que prescritos pelo nutricionista ou tricologista.
Conversamos com Luciana Passoni, médica especialista em cabelos, e Alexandra Lemos, farmacêutica, para entender em quais casos eles são realmente efetivos e o porquê é tão importante ter acompanhamento profissional nestes casos.
Veja Mais
Suplemento para queda capilar: quando tomar?
A alimentação e os nutrientes que ingerimos nas refeições estão diretamente ligados à força dos fios, e até ao crescimento de outros anexos do corpo, como as unhas, como explica Alexandra.
“As principais substâncias ligadas ao fortalecimento dos cabelos são zinco, selênio, vitaminas do complexo B, e, principalmente, o silício orgânico, uma substância, que além de participar de dezenas de processos metabólicos em nosso organismo, se destaca, por favorecer a produção das proteínas da beleza, como colágeno, elastina e queratina”.
Estudos contam que, especialmente o silício, tem conexão com o incremento de colágeno e, consequentemente, no aumento da espessura da fibra capilar. “Esse ativo ainda oferece benefícios para as unhas, aumentando sua resistência e reduzindo a quebra. Já na pele, é responsável por aumentar a hidratação e colaborar para a diminuição de rugas e linhas de expressão”, comenta a farmacêutica.
Quando vale apostar nos suplementos para queda capilar e quando não?
“A suplementação tem (e muita) relevância no tratamento capilar tanto quando feita de forma oral quanto endovenosa”, comenta Luciana. “O uso de suplementos capilares de forma endovenosa, indicamos para “apagar o fogo”, ou seja, para que o paciente saia rápido de uma crise de perda excessiva ou afinamento capilar causada por deficiência nutricional”.
A forma de suplementação, com as cápsulas, são bem utilizadas no pré e pós-operatório de cirurgias capilares, como comenta a especialista. “Já em forma oral, muitas vezes, usamos até mesmo no pré e pós-transplante capilar”. Mas, atenção! Em alguns casos, o tratamento para queda não se resolve apenas com suplementos. Luciana elenca eles.
- Alopecia androgenética (calvície);
- Traumas e estresse emocional;
- Menopausa;
- Puerpério;
- Hipotireoidismo;
“Nestes casos, a perda de cabelo não se resolve apenas com suplementos, pois são quadros que envolvem fatores como desequilíbrio hormonal e outros processos no corpo – e todos precisam de acompanhamento completo com um profissional habilitado”.