Tendências de perfumaria 2024
Conforto, sustentabilidade e economia: confira as tendências de perfumaria para 2024, de acordo com uma especialista
22/03/2024
Como você tem usado suas fragrâncias? Para encontrar uma identidade própria? Tem considerado refis? Buscando um cheirinho para sua casa? Se você já se pegou buscando alguma dessas opções, saiba que essas são algumas das tendências de perfumaria para 2024.
Quem explica algumas delas para a gente, é a especialista no assunto, Renata Ashcar.
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Tendências da perfumaria para 2024
Apesar do fim, a pandemia de Covid-19 trouxe algumas consequências comportamentais e que também refletiram nos hábitos de consumo. Uma preocupação mais urgente do que nunca com os recursos naturais, a preocupação ao construir um ambiente aconchegante para a casa e versões mais econômicas de fragrâncias, são alguns dos aspectos observados.
Fragrâncias econômicas
Muitas vezes mais acessíveis e com qualidade, o mercado nacional de perfumaria vem se apresentando como uma opção para o momento econômico. “Fragrâncias nacionais sempre estiveram no topo das vendas – mais de 90% do que se consome no Brasil em perfumes são as marcas nacionais – e posso falar que não deixam nada a desejar para as internacionais. Acredito que o fato se deve também à excelente distribuição que as marcas nacionais têm”, explica Renata.
Algumas outras marcas mais acessíveis ou opções de duração mais suave, como os body sprays, também vêm como tendências de perfumaria para 2024, e os próximos anos. “Vale ressaltar que marcas de entrada na perfumaria internacional, como La Rive por exemplo, tem conquistado também o coração dos consumidores. Quanto aos body sprays, a brasileira ama! Eles são como uma continuidade do banho, são super refrescantes e o preço acessível também ajuda”, completa.
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Perfumaria para casa
Com notas relaxantes e que inspiram conforto, a perfumaria para casa, em spray ou difusores, também segue forte. Renata explica um pouco mais: “acredito que a pandemia foi um gatilho. Ela causou muita ansiedade nas pessoas, fazendo com que buscassem alternativas como a aromaterapia e perfumes para casa – uma vez que passavam a maior parte do tempo dentro dela”.
E, como conta a especialista, as marcas seguem trazendo ainda mais opções para criar ambientes aconchegantes, também através dos perfumes. “Estamos presenciando o movimento de grandes marcas, como o Boticário, em direção a esta categoria de produto. Para mim, é um caminho sem volta, pois o brasileiro ama perfumes e casa perfumada é uma extensão disso! O perfume tem este poder de criar uma atmosfera nos ambientes”.
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Sustentabilidade
Assunto realmente quente e urgente, a sustentabilidade também vêm se refletindo em iniciativas no mercado das fragrâncias, com perfumes refiláveis, frascos com redução do peso do vidro e maior transparência no processo de colheita dos ingredientes. Muito mais que uma tendência, este é um caminho sem volta no planeta. “O termo Refillable Beauty – beleza recarregável – tem sido bastante utilizado no mercado e vemos muitas ações que incentivam a pensar fora da caixa”, conta Renata, sobre os perfumes refiláveis.
Observar a forma como os perfumes vêm sendo apresentados ao consumidor permite confirmar que o mercado da Perfumaria realmente está mobilizado em encontrar formas de incorporar a sustentabilidade à cadeia produtiva
A expert reforça ainda que sustentabilidade na perfumaria também está ligada ao luxo. “A inovação é uma aliada na criação da chamada “embalagem verde” ou “não embalagem – termo usado para se referir às alternativas que não geram resíduos e são produzidas com materiais que podem ser reciclados, reutilizados ou biodegradáveis. É interessante observar como essa tendência abraça o movimento quiet luxury, ao conciliar a urgência da mudança e adotar estratégias ecológicas, porém com o cuidado de afetar minimamente os códigos usuais do gênero”.
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