Tratamentos para queda de cabelo

Em busca de tratamentos para queda de cabelo? Conheça as opções e tire suas dúvidas com a expert Luciana Passoni

Compartilhar:

Por ser uma queixa frequente, os tratamentos para queda de cabelo estão sempre em pauta nos consultórios médicos. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, se você perder de 100 a 200 fios por dia não há com que se preocupar, mas a médica especialista em transplante capilar, Luciana Passoni, revela alguns sinais de que a sua queda capilar precisa de atenção.

“Se não for uma queda natural, os fios cairão com maior frequência e em maior quantidade, o que provocará falhas e diminuição no volume do cabelo”, diz a expert.

Percebeu uma grande mudança na queda dos seus fios? A seguir, tire suas dúvidas sobre o assunto e conheça as opções de tratamento:

O que causa queda capilar?

De acordo com Dra. Luciana, a queda de cabelo pode acontecer, principalmente, por alterações hormonais, mudanças na alimentação, procedimentos químicos e estresse.

“Também existem os fatores genéticos, como é o caso da alopecia androgenética, que provoca a queda e afinamento dos fios, e a alopecia areata, caracterizada pela perda de cabelo ou de pelos formando falhas circulares, que além da questão genética também pode ser causada por estresse ou reações imunológicas a infecções com fungos e bactérias”, explica.

Tratamentos para queda de cabelo

Atualmente há muitas alternativas para tratar a queda capilar, que vão desde o uso de medicamentos tópicos às tecnologias, como as terapias com células-tronco e as regenerativas.

“É muito importante consultar um tricologista para analisar a saúde dos seus folículos pilosos, e a partir daí determinar a melhor estratégia”, orienta a médica. Veja algumas opções de tratamento, de acordo com cada caso:

  • Transplante capilar: indicado para casos mais graves e específicos em que há morte dos folículos.
  • Minoxidil: medicamento de uso oral ou tópico que atua no crescimento dos fios, indicado para casos mais sutis.
  • Procedimentos pouco invasivos: lasers, microagulhamento e outras técnicas indolores feitas por profissionais em consultório.

Em sua clínica em São Paulo, Dra. Luciana Passoni atua com transplantes capilares e com esses tratamentos mais tecnológicos, os quais ela comenta a seguir.

“Temos técnicas para infundir medicamentos no couro cabeludo, como o microagulhamento robótico; o MMP, que é a microinfusão de medicamentos na pele; a mesoterapia e o ultrassom microfocado, uma tecnologia destaque em grandes congressos pelo mundo que pode ajudar a tratar as alopecias. Ainda há o laser como o erbium e o tulio, que são dois tipos de comprimentos de onda; o low level laser therapy; o LED vermelho; terapias regenerativas como plasma rico em plaquetas e o plasma rico em fibrina; terapia regenerativa autóloga ou encherto autólogo. Uma grande novidade nesse tipo de tratamento é a aplicação de exossomos no couro cabeludo, que é a micropartícula da célula tronco. Utilizo todas essas tecnologias para realizar os tratamentos, sempre avaliando cada caso para escolher as melhores opções”, afirma a médica.

Como evitar a queda capilar

Mesmo que você já sofra com a queda capilar, adotar alguns hábitos no dia a dia podem amenizar ou evitar o agravamento do quadro, como explica Dra. Luciana.

“Não durma com o cabelo molhado, isso prejudica muito a saúde do couro cabeludo. Além disso, também há ativos manipulados e medicamentos home care de uso tópico que ajudam a incentivar o crescimento e fortalecimento dos fios, inclusive para a manutenção em pacientes transplantados”, fala.

 

- Por Letícia Leite