Um dia nos bastidores de um desfile da SPFW
Passamos um dia inteiro nos bastidores de um desfile da SPFW e contamos como foi e o que vimos de mais legal, aqui
21/11/2022
A beleza leva a gente para lugares incríveis e esse foi um dos momentos super especiais para mim: passei um dia todo nos bastidores de um desfile da SPFW. Sou a Belle, repórter aqui de Loucas por Beleza, e recebemos um convite muito legal: o de conferir a coleção de Lino Villaventura e ver mais de perto o trabalho de Murilo Maurício – o beauty artist responsável pela beleza completa do desfile. Conversei com eles nos bastidores e mostro como foi meu dia lá:
Veja Mais
Bastidores de um desfile da SPFW
Sei que o assunto gera curiosidade: eu mesma morria de vontade de saber como era e, todos que eu contei que passaria um um dia todo nos bastidores de um desfile da SPFW, imediatamente me pediram fotos e um relato de como foi estar ali.
Eu acho muito incrível como moda e beleza, apesar de inicialmente não parecerem, estão bem conectadas e, para mim, os desfiles são a prova física disto. O backstage, para os curiosos e frequentadores de primeira viagem, pode assustar: é bastante gente – nesse desfile, por exemplo, foram mais de 30 roupas na passarela – ou seja, mais de 30 modelos que precisavam estar maquiados, de cabelos prontos e com as unhas feitas, em poucas horas. E isso envolvia um um batalhão de profissionais, que eu vi ali em ação: produtores, catering, recepcionistas, audiovisual, seguranças, cabeleireiros, maquiadores e manicures, conduzindo tudo para o desfile mais tarde.
Lino começou sua carreira há 43 anos e a influência e conversa entre moda, artes plásticas e beleza, ficam bem claras no resultado final da passarela e vendo os retoques finais de perto. Ele me contou no backstage que o desfile da coleção de primavera/verão 2023 trazia uma novidade: ao invés de trabalhar com seu parceiro de longa data, o maquiador Marcos Costa, quem assinaria a beleza do desfile que assistimos mais tarde, era o maquiador Murilo Maurício. “Trabalhar com o Murilo é um novo desafio! Sempre dou uma direção para a beleza: neste caso, conversei com o Murilo e passei algumas referências”.
Bastidores da beleza do desfile: entrevista com Murilo Maurício
Depois de conversar com Lino, esperei uma brechinha para tentar conversar com o Murilo e entender o que ele tinha pensado, consegui uma entrevista completa!
BLZ: o que você quis trazer de maneira geral para a beleza do desfile?
“Para a primavera-verão a ideia foi trazer uma pele mais limpa e mais iluminada, ao mesmo tempo usando do matte, com um iluminado leve, e algumas marcações para valorizar o rosto. A maquiagem está leve, em tons pastéis e terrosos, como o rosé. O Lino traz isso na coleção, já que a coleção está bem delicada e romântica, então a ideia foi essa. Era definitivamente não usar a pele de verão molhada, uma ideia de pele do ar-condicionado”.
BLZ: vi bastantes unhas postiças: elas foram pensadas em conjunto com maquiagem e cabelos? Como elas completam a beleza mais suave do desfile?
“Alguns looks são mais exagerados e pedem um glamour, então optamos por uma unha que chamasse a atenção, mas levasse a assinatura dessa beleza, que são o matte e o fosco. Lino é isso: tentar transpor as texturas e nervuras das roupas para os modelos”.
BLZ: vi também os cabelos bem cacheados. Algum comentário sobre eles?
“Para os cabelos usei texturizador para levantar a raiz e dar memória aos cabelos. A dificuldade hoje em dia é que conseguimos trazer volume, mas os cabelos acabam caindo, justamente até pelo clima de verão. Então consegui desenvolver esse produto para dar volume e memória à raiz ao mesmo tempo. São cabelos volumosos, cacheados e com textura: como trouxemos essa pele mais matte, a textura veio de outras formas, como as unhas e os cabelos”.
O resultado final e as belezas na passarela
Foi muito legal ver o resultado final, combinado, desfilando na passarela. Vi os modelos bem de pertinho, formando a fila, ajustando as roupas e até almoçando antes, mas ver o combo roupas, luz, música e beleza juntos, é ainda mais legal. O desfile teve alguns problemas técnicos: após umas 7 ou 8 roupas desfilarem, pasmem – apagão geral nas luzes e no som. Mas nada parou e os modelos continuaram desfilando no silêncio mesmo, o que eu achei ainda mais impactante.
Para mim o que funcionou ainda melhor na passarela do que no backstage, foram os cabelos e os contornos bem marcados. Cheguei a vê-los já cacheados, mas ainda presos em presilhas. Para o desfile, os cachos foram levemente escovados e criou-se um efeito de cacheado pós-praia. Já os contornos hiper desenhados, ficaram ainda mais evidentes e esculpidos na luz das janelas da passarela. O resultado final, você confere aqui: