Validade da maquiagem
A validade da maquiagem é assunto que deve ser levado a sério! Por isso, uma dermatologista esclarece suas principais dúvidas
09/09/2022
Se alguns produtos estão habitando sua penteadeira há muito tempo, cuidado: a validade da maquiagem é algo sério, quando o assunto é infecções e reações na pele! Abaixo, contamos como este prazo é definido e quais os cuidados com o armazenamento:
Veja Mais
O que significa o prazo de validade da maquiagem?
De acordo com a SBD, o prazo de validade da maquiagem é o tempo em que o fabricante daquele produto consegue mantê-lo em condições estáveis – ou seja – que cosmética, textura, estabilidade dos ativos, fixação e até cheiros estejam intactos!
Normalmente o prazo gira de 6 a 24 meses e começa a ser contado a partir de quando o produto é aberto, mas pode variar, dependendo da maneira com que o seu produto é armazenado. Ou seja, se ele por exemplo fica no banheiro – lugar abafado e úmido – pode ser que aquele produto seja alterado, com mais rapidez.
Quem determina o prazo de validade da maquiagem?
No Brasil, é a ANVISA, agência reguladora dos prazos de outros cosméticos também, como produtos de higiene e perfumes. A RDC 48 é quem garante que os produtos que chegam aí na sua casa tenham um tempo de armazenamento máximo, além de um prazo de vencimento dos ingredientes.
Estas informações normalmente vêm na caixa da maquiagem – não na embalagem do produto – e além do prazo de validade, também trazem número de lote e até o nome do fornecedor.
Prazo de validade de maquiagens importadas
Mas, se você usa maquiagens importadas, deve ter reparado que a simbologia dos produtos é um pouco diferente, certo? Isto porque na União Europeia, adota-se um marcador diferente, o PAO.
De acordo com as Cosmetics Directives, a validade é indicada pela vida útil dos produtos depois de abertos. A maneira mais encontrada é a de um número ao lado da letra “M” – de months ou meses – normalmente indicado como “12M”, “24M” ou “36M”.
Posso usar maquiagem vencida?
Passado o prazo de validade, o produto pode perder a estabilidade cosmética e seus ingredientes e conservantes, expirarem. Assim, a fórmula fica mais suscetível à proliferação de bactérias, podendo causar alergias e, em casos sérios, infecções.
Quando o assunto é make de olhos, especialmente, a história merece mais cuidado. “Maquiagens que são usadas ao redor dos olhos e que estejam vencidas devem ser descartadas imediatamente, já que essa é uma área mais sensível que o resto do rosto”, fala a médica, Carmem Durazzo.
Já deu aquele check nas suas máscaras de cílios e delineadores? Por terem embalagens escuras e fórmulas úmidas, o ambiente é ainda mais propício à reprodução de fungos e bactérias, por isso, cuidado!
Maquiagem bem-conservada
Para conservar a maquiagem em seu melhor estado, o lugar recomendado é aquele mais fresco, longe do sol e seco, segundo Carmem. “Levar estes produtos na bolsa ou nécessaire os deixa mais vulneráveis a mudanças de temperatura e isto diminui a vida útil deles”, alerta. O banheiro também é um lugar para se tomar cuidado: se são produtos sensíveis à umidade, a conservação pode ficar prejudicada.
Curiosa sobre o tempo de vida útil de cada make? Aqui vai uma média, de acordo com a SBD, mas é importante sempre respeitar o indicado pelo fabricante!